domingo, 23 de maio de 2010

Só 9 seguradoras vendem RC Ambiental em Portugal

As empresas que escolheram a apólice de seguro de responsabilidade ambiental como forma de cumprir a legislação que obriga a ter uma garantia financeira capaz de acautelar a sua responsabilidade por eventuais danos provocados no meio ambiente apenas conseguem fazê-lo junto de nove companhias de seguro.


O OJE indagou junto de todos os operadores a sua disponibilidade para comercializar a apólice e concluiu que a oferta é ainda muito limitada, uma vez que entre as 9 companhias que comercializam o seguro são poucas as que fazem uma promoção activa do mesmo.

Entre as companhias portuguesas, a Fidelidade Mundial e a Império Bonança, do grupo Caixa Geral de Depósitos, e a Tranquilidade, do grupo Espírito Santo, foram as únicas a assumir disponibilidade para vender o seguro. No entanto, nenhuma destas companhias tem estado empenhado em promover a comercialização da apólice, preferindo reservá-la para clientes que exijam uma oferta completa de seguros e a quem não querem desiludir.

Entre as multinacionais presentes em Portugal, a Zurich e a Mapfre já deram início, este ano, à comercialização do seguro. Já a Liberty apenas disponibiliza a apólice através da sua congénere inglesa e a Allianz prepara o lançamento do seu produto para o segundo semestre.

Com grande procura mantém-se a apólice da Chartis, que já estava em comercialização em Portugal antes da entrada em vigor da obrigação legal de constituir uma garantia financeira para este fim, prevista no decreto-lei n.º 147/2008.

Nessa altura, já eram igualmente comercializadas em território português as apólices de responsabilidade civil ambiental da ACE Europe, que continua em comercialização, e da XL Insurance, cuja apólice só está disponível em espanhol ou inglês, tendo a seguradora assumido a intenção de disponibilizar brevemente uma apólice em língua portuguesa.

Sem comentários:

Enviar um comentário