segunda-feira, 10 de maio de 2010

Perda de biodiversidade ameaça a existência do Homem


Alerta!
Hoje deparei-me com esta notícia preocupante acerca da perda de biodiversidade no nosso Planeta e os dados são alarmantes: Está em risco o desaparecimento de espécies animais e vegetais bem como de reservas de água!
Cabe-nos a nós agir para tentar inverter, ou pelo menos, parar esta situação! Está nas nossas mãos a subsistência da vida no nosso Planeta. Lutemos por ele!

A existência humana tal como a conhecemos hoje está em risco. Quem o diz é a ONU no terceiro estudo, Perspectiva Mundial Sobre a Biodiversidade, apresentado hoje em Nairobi, no Quénia. As metas para salvar o planeta estabelecidas até 2010 não foram cumpridas o que põe em causa a obtenção de recursos básicos como a água e alimentos.
“Construímos a ilusão de que, de alguma maneira, podemos manter-nos sem a biodiversidade ou ainda que esta é secundária no mundo moderno. A realidade é que precisamos mais do que nunca num planeta de seis mil milhões de pessoas que serão nove mil milhões em 2050”, disse Achim Steiner, director executivo do Programa da ONU para o Meio Ambiente.
Os números do relatório da ONU mostram a realidade. De 1970 a 2006, desapareceu quase um terço dos animais vertebrados. O estudo alerta ainda para as reservas de água doce e para o desaparecimento das espécies vegetais.

Para que o planeta seja salvo a ONU deixa o recado aos governo de todo o mundo: "para um planeta saudável e um futuro sustentável da Humanidade, necessitamos de uma nova visão da biodiversidade."

O estudo teve como base 110 relatório nacionais e cenários futuros para a biodiversidade. Segundo o estudo há cinco causas mais directas para a perda de biodiversidade: alterações nos habitats, sobre-exploração, poluição, impacto de espécies invasoras e mudanças climáticas. Em todas elas a ONU verificou que manteve-se ou aumentou a sua intensidade.


Fonte: i

Sem comentários:

Enviar um comentário