terça-feira, 11 de maio de 2010

Maré negra: cabelo para absorver petróleo

A ONG «Matter of Trust», sediada em São Francisco, na Califórnia, está a recolher cabelo e pêlos de animais para a limpeza das praias do Golfo México atingidas pela maré negra, escreve a BBC Brasil.

Petróleo atinge ilha ao largo da Luisiana

De acordo com esta Organização Não Governamental (ONG) o cabelo ou pêlos colocados dentro de collants ajudam a absorver o petróleo perto das praias. A medida está a ser utilizada nos Estados de Louisiana, Mississipi, Alabama e Flórida.

Neste momento, cerca de 370 mil cabeleireiros, nos Estados Unidos, estão a ajudar a ONG, recolhendo e armazenando cabelo. Ainda segundo avança a BBC, o Brasil também está a contribuir para a missão, coordenando a «colheita» através de uma página no Facebook.

Lisa Gautier, co-fundadora da «Matter of Trust» afirmou em entrevista à BBC que o cabelo «é um material extremamente eficiente na absorção de todos os tipos de óleos, incluindo o petróleo».

Em 15 armazéns, espalhados pelas regiões afectadas pela maré negra, dezenas de voluntários colocam o cabelo em collants fazendo «salsichas» gigantes. Depois, as meias, serão colocadas nas praias para absorver o petróleo que chegar à areia.

Segundo a «Matter of Trust», esta técnica tem a aprovação da empresa Applied Fabric Technologies, um dos maiores fabricantes de utensílios para a absorção de petróleo no mundo. E além dos Estados Unidos e do Brasil, também a França, a Inglaterra, a Espanha, a Austrália e o Canadá também estão a colaborar.

in, www.tvi24.iol.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário