sábado, 8 de maio de 2010

Luz verde para túnel no Parque da Cidade

Aqui fica uma notícia sobre a expansão do Metro do Porto e que demonstra como a "evolução dos tempos" acaba por afectar realmente a Natureza: Um dos grandes espaços verdes da cidade do Porto, o Parque da Cidade, vai ser atravessado por um túnel para a passagem do Metro! A verdade é que se trata pelo menos de uma alternativa ao trânsito automóvel e é, por isso, um meio menos poluente. É caso para dizer que "não há bela sem senão..."


A Linha do Campo Alegre vai receber a declaração de impacto ambiental favorável nos próximos dias. A Metro do Porto já respondeu afirmativamente à principal exigência da Agência Portuguesa do Ambiente: a linha tem de ser enterrada no Parque da Cidade.

A Câmara do Porto já tinha informado a empresa que queria o metro em túnel no Parque da Cidade. Há cerca de 15 dias, foi a vez da Agência Portuguesa do Ambiente informar a Metro que condicionaria o seu parecer favorável ao estudo de impacto ambiental ao enterramento da linha. Uma decisão que chegou à empresa através de uma missiva da Secretaria de Estado do Ambiente. Anteontem, a Metro respondeu afirmativamente, pelo que espera, nos próximos dias, receber a declaração de impacto ambiental da ligação entre Matosinhos Sul e o Campo Alegre (Porto).

Com este procedimento, já não será necessário fazer um novo estudo de impacto ambiental do projecto, conforme temia a empresa, o que poderia atrasar, ainda mais, a segunda fase da rede.

Conforme o JN noticiou, o estudo de impacto ambiental da Linha do Campo Alegre previa apenas a circulação das composições à superfície no Parque da Cidade. Na altura, a Metro do Porto justificou-se: era preciso avançar com o estudo, sob pena do processo arrastar-se indefinidamente. Mas sempre salvaguardou que, caso a Câmara assim entendesse, a solução em túnel seria implementada.

Já depois de concluído o período de discussão pública do estudo de impacto ambiental, a Câmara do Porto informou que, de facto, determinava que o metro passasse enterrado no Parque da Cidade. A própria Metro do Porto entendeu, então, que seria necessário avançar com novo estudo de impacto ambiental e nova consulta pública, o que arrastaria o processo mais alguns meses.

A decisão da Agência Portuguesa do Ambiente vem permitir ultrapassar a situação, uma vez que, segundo o Estado, será possível passar imediatamente a declaração de impacto ambiental, desde que o projecto seja alterado para colocar o metro em túnel no Parque da Cidade.

A solução foi recebida com agrado na Metro, uma vez que permite poupar muitos meses e não agravar o atraso do concurso para a segunda fase, na qual se inclui a Linha do Campo Alegre.

A Agência do Ambiente rejeitou a passagem do metro à superfície, tendo em conta que os impactos seriam bastante mais significativos. Além da imposição do enterramento, a declaração favorável condicionada impõe que a Metro do Porto estipule medidas de minimização dos incómodos da empreitada.

Rua de Brito Capelo

A linha de metro também vai ser enterrada na Rua de Brito Capelo, em Matosinhos. Segundo o estudo de impacto ambiental, divulgado pelo JN no início deste ano, as composições arrancam à superfície naquela artéria (aproveitando a linha já existente), entrando no subsolo na estação Matosinhos-Sul, situada na Avenida da República. Seguem, depois, em túnel, rumo ao Porto, cruzando a Praça Cidade S. Salvador (rotunda da Anémona) em direcção ao Parque da Cidade.


Fonte: JN

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