As cabines telefónicas, dinossauros tecnológicos em desuso devido ao aparecimento dos telemóveis, vão estar na vanguarda tecnológica com a chegada do carro eléctrico, servindo de pontos de recarga da nova rede de mobilidade verde, em Espanha.
Ontem de manhã foi inaugurada a primeira cabine em Espanha, ao lado da sede da tecnológica Telefónica, em Madrid, um projecto que resultou de uma parceria entre a Endesa e a Telefónica. Prevê-se que, em Dezembro, quando este projecto-piloto deverá estar concluído, estejam instalados equipamentos de recarga em 30 das 1700 cabines da capital que reúnem as características necessárias para o carregamento de automóveis eléctricos. Por enquanto, os cartões de recarga são gratuitos e vão ser facultados pela autarquia, num projecto que representa um investimento da Endesa e da Telefónica entre os três e os seis mil euros por cabine. Em Espanha existem 15 mil cabines - de um parque total de 60 mil - que podem ser dotadas desta tecnologia sem que isso implique “obra civil acrescida”, segundo explicou Guillermo Ansaldo, presidente da Telefónica espanhola, na apresentação de ontem. Com este sistema, os proprietários de um carro eléctrico têm apenas de ligar o seu veículo a uma destas cabines e inserir o cartão de pagamento para recargas, indicando o tempo que desejam, que pode ir de uma a oito horas, o máximo que a bateria demora para se carregar totalmente. Com três horas de carregamento, a bateria fica a 60 por cento da sua capacidade. O dispositivo de abastecimento bloqueia-se automaticamente ao ligar um veículo, de maneira a que o proprietário do carro não tenha de esperar junto da sua viatura até ao final do processo. No fim deste ano, a Endesa terá posto em funcionamento 280 postos de recarga em Madrid, assegurou o presidente da empresa, Borja Prado, acrescentando que, em 2011, a capital será “a cidade com a rede mais extensa do mundo”. Gallardón afirmou também que a estes pontos somam-se os que já estão a ser instalados nos parques subterrâneos de Madrid, pelo que “em muito pouco tempo” a capital espanhola contará com cerca de 500 pontos de carregamento. Em Portugal, em Junho de 2009, foi lançado o Programa de Mobilidade Eléctrica, uma rede de abastecimento de veículos eléctricos, uma das primeiras da Europa, que prevê a instalação de 320 locais de abastecimento de carros eléctricos em 2010 e 1300 daqui a dois anos. Na fase piloto, que durará até 2011, a rede para a Mobilidade Eléctrica (Mobi-e) é constituída por um conjunto de 21 municípios: Guarda, Faro, Braga, Viana do Castelo, Guimarães, Sintra, Évora, Castelo Branco, Loures, Porto, Lisboa, Almada, Leiria, Coimbra, Setúbal, Beja, Aveiro, Torres Vedras, Santarém, Cascais e Gaia.
Lusa
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