O movimento proTejo obteve hoje a garantia do Ministério do Ambiente de que o Governo está a tomar medidas para preservar a qualidade da água da bacia hidrográfica do rio Tejo.
A delegação do movimento criado em 2009, que congrega 600 entidades, entre cidadãos, associações e autarquias, esteve hoje reunida com o secretário de Estado do Ambiente, Humberto Rosa, com o intuito de discutir algumas questões relacionadas com a política de transvases em Espanha e com a elaboração dos planos de gestão da região hidrográfica do Tejo, que deverão estar concluídos até final de 2010.
«O Governo mostrou-se sensibilizado com as nossas preocupações e foi-nos informado que estão já a ser resolvidas algumas questões, como o projecto da cultura avieira e a monitorização da qualidade da água», disse Paulo Constantino, porta-voz do movimento, no final da reunião com o secretário de Estado.
O movimento proTejo tem defendido a definição de um regime de caudais em toda a bacia do Tejo e alertado para as consequências da poluição agrícola, industrial e nuclear na qualidade da água.
«Depois desta reunião vamos ficar atentos aos desenvolvimentos e garantir que o Tejo será cuidado e que no futuro haverá alguma navegabilidade, para que as pessoas possam apreciar o rio enquanto património natural», atestou.
No domingo a associação proTejo promove a iniciativa «Vogar contra a indiferença», em que cerca de uma centena de pessoas vai descer o Tejo em canoas desde a barragem de Cedilho até Vila Velha de Ródão com o intuito de chamar a atenção para os problemas do rio.
Fonte: Lusa / SOL
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário