sábado, 22 de maio de 2010

Estocolmo, capital verde da Europa 2010

Estocolmo, capital verde da Europa 2010

É a primeira cidade europeia a erguer o galardão. Reduziu as emissões de CO2 em 25% e tem praias na cidade.

A capital sueca conta com 760 quilómetros de ciclovias e as estimativas indicam que cerca de 150 mil pessoas usam este meio de transporte diariamente.
Mas não foi só por andar de bicicleta que viram a sua cidade eleita capital verde da Europa 2010.
Estocolmo foi a primeira de 35 cidades concorrentes a receber o galardão. Hamburgo ficou em segundo lugar e vai içar a bandeira verde em 2011. Já há novos concorrentes para 2012-2013,mas nenhuma cidade portuguesa está na corrida.
O júri, composto por representantes da Agência Europeia do Ambiente e de outras organizações europeias e internacionais, ficou impressionado com o vasto programa municipal de Estocolmo para melhorar a qualidade de vida de quem ali vive ou trabalha.
Entre as várias medidas,contam-se a redução do congestionamento de tráfego ou corte das emissões de gases de efeito de estufa em 25%. O objectivo é chegarem a 2050 livres de energias fósseis e com zero emissões.
Quando atribui o prémio,em Março, o comissário europeu do ambiente, Janez Potocnik, disse estar" convencido de que o galardão é um excelente modo de convencer as cidades de que o seu sucesso no futuro está intrinsecamente ligado a um desenvolvimento urbano sustentável".
Há muito que a consciência ecológica faz parte da vida diária dos suecos. A Cimeira do Ambiente da ONU em 1972, e após a crise dos anos 90 a Suécia traçou um rumo que lhe permitiu aliar políticas ambientais a um crecimento económico de perto de 50%,até agora.

Sem comentários:

Enviar um comentário